quinta-feira, 23 de julho de 2009



Regulamentos Gerais e Classes

Os regulamentos técnicos, tanto da prova mítica das 24H de Le Mans, como do campeonato Le Mans Series, dividem-se em duas classes ou categorias distintas: os “Protótipos “ e os “Grande Turismo”. Por outro lado, cada classe subdivide-se em duas subclasses: os Protótipos em LMP1 e LMP2 ( Le Mans prototypes ) e os Grande Turismo em GT1 e GT2. São geralmente os LMP que têm mais hipóteses de lutar pela vitória na geral; as restantes classes lutam pela vitória dentro da própria classe.
Existem assim dois tipos de classificação final: a vitória pelo primeiro lugar da geral e a vitória da classe. Cada carro tem de ter no mínimo 3 pilotos inscritos, cada piloto não pode correr mais de 4h seguidas, e no total da prova não pode somar mais de 14h de corrida.
Todos os veículos têm de estar aprovados tanto em segurança como também em limites construtivos ou características similares pela FIA e pela ACO, respectivamente.
Os protótipos pertencem à classe dos automóveis construídos e desenvolvidos exclusivamente para competição, abertos ou fechados, sem número mínimo de produções, e tem de cumprir com os regulamentos técnicos estabelecidos pela ACO – Automobile Club de L´Oest.
LMP1
Em LMP1 temos veículos como o Audi R10, o Courage-Oreca, o Lola Aston Martin ou o Pescarolo. Grande novidade do regulamento para esta classe é a integração de motores híbridos, tendo unicamente de respeitar algumas condições tais como obter homologação da ACO, não ter um tanque de depósito com capacidade superior a 81Lt, ou mais de 5500cc.
Serão regulamentados em 2010 como classe LMP1 Híbridos.
Para os habituais LMP1 as características técnicas são:
- Peso mínimo – 900Kg
- Largura máxima – 2,00m
- Comprimento máximo – 4,650m
- Motores – 6000cc para motores aspirados
- 4000cc para motores Turbo
- 5500cc para motores turbodiesel
- Potência – 650cv/750cv
- Faróis – Brancos
- Tanque de combustível – 90 Litros
- Pneus – Altura máxima – 16”
- Diâmetro máximo – 28,5”
- Numeração – 1 a 24
- Vinheta de identificação – Cor vermelha
LMP2
Mais leves e menos potentes, destinam-se principalmente a equipas privadas ou particulares; por exemplo, o Lola Mazda, o Porsche RS Spyder ou o Pescarolo 01 com o motor Mazda V6 2.0 Turbo da OAK Racing . Acabam por ser uma opção também mais económica, pois não sendo uma criação exclusiva de produção competitiva de fábrica tem a hipótese de ter motores de série.
Para os LMP2 as características técnicas são:
- Peso mínimo – 825Kg
- Largura máxima – 2,00m
- Comprimento máximo - 4,650m
- Motores – 3400cc para motores aspirados até 8 cilindros
- 2000cc para motores turbo até 6 cilindros
- Potência – 500cv/550cv
- Farois – Brancos
- Tanque de combustivel – 80 Litros
- Pneus – Altura máxima – 14”
- Diametro máximo – 28”
- Numeração – 25 a 49
- Vinheta de identificação – Cor Azul
A classe de GT inclui modelos de automóveis homologados para corridas e disponíveis no mercado para venda. Os carros devem ter no mínimo 100 unidades de produzidas de estrada para os grandes fabricantes e 25 unidades produzidas para os pequenos fabricantes.
LM GT1
Na classe de LM GT1 carros como o Saleen, Corvette, Lamborghini ou Ferrai 550 Maranello representam uma emotiva competição de marcas. Potentes, são quase capazes de acompanhar os LMP1 e os LMP2.
As principais características são:
- Peso mínimo – 1145Kg 1 1345Kg
- Largura máxima – 2,00m
- Motores – 8000cc para motores aspirados até 8 cilindros
- 4000cc para motores turbos até 6 cilindros
- Potência – 600cv
- Faróis – Amarelos
- Tanque de combustível – 90 Litros
- Pneus – Altura máxima – 14”
- Diâmetro máximo – 28”
- Numeração – 50 a 74
- Vinheta de identificação – Cor Verde
LM GT2
Esta classe, com carros menos potentes que os LM GT1, recebe geralmente os pilotos mais novos neste tipo de provas. Possibilita verdadeiras lutas de rivais, como o Porsche 911 GT3, os Ferrari F430, Lamborghini Gallardo e Aston Martin V8 Vantage.
As características técnicas principais são:
- Peso mínimo – 1145Kg 1 1345Kg
- Largura máxima – 2,00m
- Motores – 8000cc para motores aspirados
- 4000cc para motores turbos
- Potência – 450cv/500cv
- Faróis – Amarelos
- Tanque de combustível – 90 Litros
- Pneus – Altura máxima – 14”
- Diâmetro máximo – 28”
- Numeração – 75 a 99
- Vinheta de identificação – Cor Amarela

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