segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Bas Lammers e Alexander Albon vencem Taça do Mundo de Karting em Braga



O Kartódromo Internacional de Braga deu a conhecer este fim-de-semana os vencedores da Taça do Mundo de Karting, ou seja, o holandês Bas Lammers, na Categoria KZ1, e AlexanderAlbon na KF3, em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho. Com as condições climatéricas a ajudar, assistiu-se a mais uma jornada de grande qualidade do karting mundial e só foi pena que os pilotos portugueses presentes não alcançassem resultados de maior relevo.
Começando pela Categoria KF3, aquela que reuniu maior número de pilotos, Alexander Albon foi o grande vencedor, depois de uma grande prestação, não só na final, como ao longo do fim-de-semana.
O piloto britânico arrancou da primeira posição da grelha de partida e apenas foi surpreendido na primeira quarta volta, depois de uma situação de bandeiras amarelas em pista.
Na volta seguinte voltou ao comando e embalou para o triunfo. O holandês Max Verstappen, filho de um ex-piloto de Formula 1, concluiu a corrida no segundo posto e tudo tentou para vencer, mas o seu adversário mais directo esteve muito forte. Callan O’keeffe, ficou com o derradeiro lugar do pódio, posição a que chegou na quinta volta.
O holandês Bas Lammers, actual campeão europeu, foi o grande dominador da final da Categoria KZ1, comandando da primeira à última volta e conseguindo vencer com uma margem apreciável para o segundo classificado. O piloto, que já tinha vencido a pré-final, arrancou muito bem e não deu possibilidades aos seus adversários. O francês Jeremy Iglesias, que largou na segunda posição, terminou a corrida no mesmo lugar. Sem possibilidades de chegar a primeiro, defendeu sempre a sua posição. Pelo terceiro posto passou, numa primeira fase, o francês Manuel Renaudie, mas a cinco voltas do final, o finladês Oscari Kurki-Suonio, tomou conta da posição até terminar a corrida. Nas presenças portuguesas, André Serafim terminou em 20.ª esta final, depois de ter arrancando no 17.º lugar. Já o brasileiro Lucas Araújo, que corre com licença portuguesa não terminou a corrida, mas chegou a ser o 14.º classificado.


Final de consolação KF3 – Taça da FPAK
Para os classificados entre o 35.º e o 68.º após as mangas de apuramento, houve uma final de consolação, intitulada Taça FPAK e, aqui, estiveram presentes cinco portugueses: Luis Cidade Pires, Henrique Chaves e Diogo Silva, Bruno Oliveira e João Carvalho.
A prova foi vencida pelo francês Florina Latorre que liderou de início a fim. Para a segunda posição houve um pouco mais de luta, mas o espanhol Francisco Mateos ficou com o lugar, depois do holandês Marks Van Meever, ter passado por lá nas primeiras voltas. O russo Egor Orudshev, fechou as presenças no pódio. Entre os portugueses, Diogo Silva foi o melhor colocado, no sexto posto, mas chegou a ser terceiro, perdendo lugares na parte final da corrida, Henrique Chaves terminou no nono lugar, mas chegou a ser sétimo. Luis Cidade Pires ficou com a 21.ª posição, enquanto Bruno Oliveira e João Carvalho, foram, 27.º e 28.º, respectivamente.
Quanto a Adam Valo, não conseguiu o apuramento para disputar a final nem a de consolação.

Sem comentários: