sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mazda 787B Vitorioso

Regressa a Le Mans 20 Anos Depois

Hiroshima (Japão), 20 Maio 2011. O ano de 2011 marca o 20º aniversário da vitória alcançada pela Mazda na mais emblemática corrida de resistência do Mundo, as 24 Horas de Le Mans.
Em 1991 a Mazda tornou-se no primeiro e único construtor japonês a ganhar a prova. Como forma de celebrar este aniversário e a convite da organização do evento, o Automobile Club de L'Ouest (ACO), o Mazda 787B irá fazer uma demonstração no Sábado (dia 11 de Junho) no Circuito de la Sarthe, em Le Mans (França), momentos antes do arranque de mais uma edição da mítica corrida de resistência.
A 79ª edição das 24 Horas de Le Mans tem início marcado para as 15 horas locais desse Sábado, terminando exactamente à mesma hora no dia seguinte. A Mazda planeou a demonstração do 787B de competição no Circuito de la Sarthe às 12h30 do dia 11 de Junho.
Paralelamente, o 787B irá também tomar parte no tradicional ‘Desfile de Pilotos’ no centro da cidade de Le Mans, na 6ª Feira, 10 de Junho.




O Mazda 787B tornou-se no primeiro e único automóvel japonês, e também o único equipado com um motor rotativo, a vencer as 24 Horas de Le Mans. Desenvolvido em parceria entre a Mazda e a Mazdaspeed, a equipa responsável pelo programa de competição da Mazda, o 787B teve o chassis desenhado a pensar no regulamento técnico do Grupo C e tinha um motor rotativo de quatro rotores, capaz de debitar 700cv. Devido às alterações no regulamento, o ano de 1991 foi o último em que este tipo de motores pôde participar nas 24 Horas de Le Mans. Na última oportunidade, depois de 17 anos de esforço, a Mazda finalmente realizou o sonho de vencer à geral em Le Mans. Esta vitória não foi só da Mazda, mas também o resultado de muitos anos de um árduo trabalho da Mazdaspeed, pilotos, fornecedores e todas as restantes entidades envolvidas.
Takashi Yamanouchi, Director Representativo, Presidente do Conselho, Presidente e CEO da Mazda, afirmou que “a Mazda foi fundada com o desejo de ‘nunca fugir de um desafio’. Este espírito mantém unidos todos os empregados do Grupo Mazda a nível mundial e inspira-nos a alcançar os objectivos que traçámos para nós próprios. Há exactamente 50 anos, em 1961, a Mazda começava a desenvolver o motor rotativo. O caminho desde esse arranque até à nossa vitória em 1991, em Le Mans, e agora para o nosso programa de desenvolvimento da TECNOLOGIA SKYACTIV, foi construído sobre o nosso espírito de desafio. 2011 está previsto ser outro ano marcante para todo o Grupo Mazda, assim que arrancarmos com a nossa era SKYACTIV, com a apresentação da próxima geração de veículos.”
Desde 1991 que o Mazda 787B vencedor tem estado maioritariamente em exposição no Museu da Mazda em Hiroshima, Japão. Na preparação para a demonstração de Le Mans, a Mazda efectuou um cuidado trabalho de restauro, tornando de novo e pela primeira vez desde o triunfo em 1991 possível a condução do 787B. O trabalho foi efectuado pelos actuais empregados da Mazda que participaram no original projecto “Le Mans Challenge”, juntamente com engenheiros da empresa filial de engenharia, a Mazda E&T. O recondicionado 787B foi testado por um dos principais pilotos da Mazda e o nível de performance foi confirmado pelos antigos pilotos da Mazda, Yoshimi Katayama, Takashi Yorino e Yojiro Terada na Pista de Testes da Mazda em Mine, na zona oeste do Japão.
Nas celebrações do 20º aniversário, vários membros da equipa da Mazda de 1991 vão também regressar a Le Mans. O piloto vencedor em 1991, o britânico Johnny Herbert, vai ter a companhia de outros pilotos da Mazda de 1991, o irlandês David Kennedy, o belga Pierre Dieudonné e outros membros da equipa.


Fonte Goodnews

Sem comentários: