terça-feira, 23 de novembro de 2010

NO PADDOCK COM NUNO BATISTA



Relativamente satisfeito com título de Campeão Nacional PTCC 2010 na categoria 2 e bastante preocupado com o futuro do Automobilismo de Velocidade em Portugal.

Com esta crónica inicio a minha colaboração com o peducassi.blogspot.com, através de um convite que me foi endereçado pelo Pedro Silva e que aceito com bastante prazer e satisfação.
Vou tentar, na medida do possível, dar-vos conta do que serão as minhas provas em 2011, com uma crónica após cada uma delas, bem como, ao mesmo tempo, tentar fazer o “ponto da situação” do automobilismo de velocidade em Portugal.

Para esta minha estreia nas lides da escrita, gostaria de, nas próximas linhas, primeiramente abordar o que foi a minha época desportiva de 2010, finalizando com uma abordagem à minha próxima época desportiva e sugestões para o futuro.
O presenteGaranti o título de Campeão da categoria 2 do PTCC, sendo em simultâneo Vice-Campeão absoluto do mesmo campeonato este ano, após me ter também sagrado Campeão de Categoria 3 do PTCC o ano passado. Foram sem dúvida nenhuma dois anos positivos em termos de palmarés desportivo.

No entanto, gostaria de frisar que este título não tem o sabor que poderia ter, pois foi obtido com pouca concorrência, ao contrário do título de 2009, que me deu bastante satisfação pessoal.

De qualquer forma, da falta de concorrência não tenho culpa, e assim sendo atingi em pleno os objectivos a que me tinha proposto no início da época. Não posso esconder que o resultado com mais adversários me teria dado muito mais satisfação.


O meu futuro desportivo
Preparo já a próxima época, com afinco e optimismo. Estou a montar um projecto para participar no Campeonato Português de GT´s, com o meu primo João Baptista e finalmente vamos concretizar o sonho de termos uma equipa. Tudo se conjuga para que mantenha o Seat Leon Supercopa. Espero e desejo que participem mais carros iguais ao nosso, pois existem bastantes em Portugal.
Sugestões para o futuro das corridas em PortugalTive o prazer de aceitar o convite por parte da direcção da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) para fazer parte da Comissão de Velocidade 2010. A comissão tem como objectivo reunir opiniões de várias pessoas de créditos firmados ligadas ao automobilismo. Já tivemos oportunidade de enviar algumas sugestões à Federação para o futuro que esperamos sinceramente ver aceites, tais como:

1) Criação de uma categoria ou troféu para iniciados de baixos custos e que promova o aparecimento de novos talentos.

2) Fundir as corridas de turismos (PTCC) com os GT´s e criar assim um campeonato muito mais interessante, com mais carros competitivos e mais pilotos. Para tal, bastaria apenas fazer-se alguns acertos nos regulamentos, nomeadamente a redução do tempo das corridas para 50 minutos, entre outras. Já em relação ao número de provas defendemos na Comissão uma diminuição para um total de seis, contando já com os Circuitos da Boavista e Vila Real. Com isto estava assegurada uma significativa diminuição dos custos e em simultâneo aumentado o espectáculo.
3) Criar formas de nivelamento de performances através de “handicaps” em tempo na troca de pilotos, recalculadas prova a prova.
4) Levar as corridas para junto do público, não deixando morrer os circuitos citadinos.
5) Promoção das provas mais eficaz sem aumento de custos. Ter em atenção a qualidade televisiva dos resumos.
6) Juntar no mesmo evento (fim de semana de provas) o maior número de categorias possível, para que haja mais público (Ex: GT´s + clássicos 1300 + clássicos + Protótipos/Caterham + Troféu Transit).

Tudo isto são algumas soluções que não trazem mais custos do que os tidos actualmente, relativamente fáceis de implementar, e que poderão ser uma grande ajuda para o renascer das corridas.

Apoios fundamentaisFundamentais para os resultados obtidos esta época foram os apoios e patrocínios a quem agradeço, nomeadamente ao ISEP, Superinertes; Correia&Correia, LAB, Karsher e Florestal.

Sem estes apoios, que foram fundamentais para a época positiva que tivemos, nada seria possível. Felizmente posso dedicar-lhes o título. Espero dar continuidade ao projecto e voltar a contar com os apoios de todos, obviamente numa época bem mais competitiva.

Gostaria ainda de deixar uma palavra de profundo apreço e gratidão à minha equipa técnica, Loureiro & Jacinto Motorsport, que me fazem o favor de “aturar” há bastantes anos (nem digo quantos que é para não me assustar) e que são absolutamente fundamentais no sucesso obtido.

Para fechar, gostaria de dizer que é bem mais fácil fazer uma prova de Seat Leon Supercopa do que escrever estas linhas…


Crónica #1, Novembro 2010

Sem comentários: