sábado, 11 de setembro de 2010

Candidatos mostram argumentos



Depois de alguns dias de treinos livres, a Taça do Mundo de Karting, nas categorias de KZ1 e KF3, começou a sério este sábado em Braga, com a disputa dos treinos cronometrados e de algumas mangas de qualificação.
A jornada, organizada pelo Clube Automóvel do Minho, tem 104 pilotos participantes, com maior incidência para a KF3 (78), onde os pilotos terão que se qualificar para obter um dos 34 lugares disponíveis para a final de domingo. Para isto têm que efectuar mangas de qualificação, correndo todos contra todos, para conseguirem o apuramento. Os seguintes 34 na tabela classificativa, terão uma final de consolação. No caso da KZ1, os 26 pilotos presentes já têm lugar assegurado na final e por isso não estão sujeitos a mangas de qualificação.
Embora a fase de qualificação não esteja concluída, pois na manhã de domingo há mais mangas de qualificação, exactamente duas para cada umas da cinco series da Categoria KF3, este dia de sábado já deu para começar a ter uma ideia dos principais candidatos, o mesmo se passando em relação à Categoria KF1. Neste caso, o holandês Bas Lammers com duas vitórias está na primeira posição para a grelha de partida para as corridas oficiais, logo seguido pelo seu compatriota Jorrit Pex, enquanto o francês Jeremy Iglesias é o terceiro. Em termos de portugueses, André Serafim não foi além do 27.º posto, depois de obter nas mangas de qualificação um 22.º, 21.º e 27º lugares. Lucas Araújo, piloto brasileiro, que corre com licença portuguesa, é o 26.º, depois de ser 23.º, 24.º e 21.º, nas três corridas disputadas.
Na KF3, os pilotos também já cumpriram três mangas de qualificação, e neste caso é o britânico Alexandre Albon e o holandês Max Verstappen que estão na primeira posição, logo seguidos por Peter Hoevenaars, outro piloto holandês, e o francês Pierre Gasly. Em termos de portugueses, Luis Cidade Pires ocupa a 33.ª posição e o que está melhor colocado para ganhar um lugar entre os 34 finalistas, bem como Henrique Chaves que é o 35.º. Diogo Silva, 54.º, João Carvalho, 59.º, Bruno Oliveira, 60.º, e Adam Valo, 78.º, estão com as contas um pouco mais complicadas.
Para domingo, a estão agendadas a partir da 09h00 as restantes mangas de qualificação, seguindo-se depois as pré-finais, a partir das 13h50, com as duas finais a disputarem-se a a partir das 15h40.

Sem comentários: